Aproximadamente 200 estudantes de Santa Teresinha fizeram a prova do ENEM

Por: Ivan Lima – Tapera TV/ Fotos: Alfredo Plínio

Após um ano de estudos, candidatos de todo o País enfrentaram, neste fim de semana, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em santa Teresinha (BA), aproximadamente 200 estudantes responderam as 180 questões distribuídas nas disciplinas Ciências Humanas e Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Os santateresinhenses fizeram a prova na cidade de Castro Alves.

O redator da Tapera TV, Alfredo Plínio que também realizou a prova entrevistou Ana Gabriela para saber sobre o que ela achou da prova.

Ana Gabriela é santateresinhense e sonha em cursar uma faculdade na área de Ciências Humanas/ Foto: Reprodução Facebook

Alfredo Plínio (A.P.)

O que você achou da prova?

Ana Gabriela

A prova bem elaborada e com conteúdos bem diversificados. Como já venho fazendo a prova a alguns anos, pude perceber que houve uma certa mudança na elaboração das questões na prova deste ano

(A.P.)

As suas expectativas foram alcançadas?

Ana Gabriela

Sinceramente, as minhas expectativas não foram alcançadas, pois pelo baixo grau de dificuldade da prova, eu esperava ter bem mais acertos. Em resumo, meu erro foi não ter administrado bem o tempo.

(A.P.)

Qual área deseja cursar?

Ana Gabriela

Eu desejo cursar a área de Ciências Humanas. Minha curiosidade me fez uma louca e apaixonada por História, Filosofia e o estudo da finalidade das coisas.

(A.P.)

Qual dia você achou mais fácil?

Ana Gabriela

Sem sombra de dúvidas, o primeiro dia foi o mais fácil. As questões eram pequenas e, na maioria das vezes envolviam mais interpretação e raciocínio lógico. Sem contar que, sem o peso da redação, eu tive muito mais tempo para leitura e análise.

O tema da redação lhe agradou?

Ana Gabriela

Não. O tema da redação não me agradou, mas não como se eu esperasse por algo que fosse me agradar. A cada ano que passa o ENEM vem colocando temas cada vez menos comentados, que induzem o aluno a “se virar nos 30”. Enfim, só me resta encarar o fato com humor e tentar fazer uso da minha bagagem de leitura na hora de escrever. Concluiu a estudante que apresentava um semblante de dever cumprido.

Segundo Alfredo, de um modo geral os estudantes gostaram bastante da prova, os conteúdos abordados principalmente na prova de português foram os mais comentados. Por outro lado houve bastantes questionamentos acerca do tema da redação que trouxe como assunto a publicidade infantil, muitos encontraram dificuldades pelo fato de não ser um tema debatido atualmente na mídia com muita veemência e por ser um assunto que a grande maioria não esperava que fosse ser abordado na redação. Para alguns alunos chegou a ser decepcionante, pois se esperava temas como política ou ebola. Outros esperavam assuntos relacionados às questões climáticas no Brasil.

O tema da redação do Enem este ano foi “publicidade infantil em questão no Brasil”, assunto que trouxe a tona as divergência entre o mercado publicitário e entidades de defesa dos direitos da criança. O MEC também informou que para ajudar a produção dos textos, a proposta de redação trouxe um texto jornalístico onde abordou se a publicidade infantil deve ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo e um texto sobre a criança como o consumidor do futuro.

O Enem deste ano teve 8.721.946 candidatos inscritos. O Inep ainda não divulgou quantos deles não compareceram à prova do primeiro dia. Os gabaritos oficiais serão divulgados até a próxima quarta-feira (12) no site do Enem.