Desde o início da pandemia 87 pessoas já retornaram para o município de Santa Terezinha

O momento difícil em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), permitiu que muitas pessoas retornassem aos seus núcleos familiares na cidade e zona rural do município. A equipe de fiscalização domiciliar da Vigilância Sanitária Municipal (VISA), já registou a chegada de 87 pessoas em Santa Terezinha.

Após a chegada, as pessoas são informadas sobre a necessidade de ficarem em isolamento domiciliar por 14 dias como medida preventiva contra o contágio do COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde faz o monitoramento, diariamente, de acordo ao Protocolo de Isolamento Domiciliar do Ministério da Saúde.

A maioria das viagens saiu das cidades de São Paulo e Salvador com viajantes de todas as idades. Vale destacar que o momento não é ideal para viagens, o isolamento domiciliar aliado aos hábitos de higienização são fundamentais contra a transmissão do coronavírus.

Como importante meio de comunicação a Central de Informações foi essencial na identificação dos recém-chegados, através das denúncias anônimas para devida fiscalização. É de suma importância que as famílias informem sobre a chegada de pessoas oriundas de outras cidades pelo número (75) 99870-3995 ou 3639-2190 da Secretaria de Saúde.

A transmissão da doença acontece por contato pessoal com secreções, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Ascom/Prefeitura de Santa Terezinha