Ex-prefeito e vereador participaram da campanha Novembro Azul

O vereador Vando compareceu ao Posto de Saúde da sede do município, onde realizou exame. O Novembro Azul é o mês dedicado para chamar atenção à prevenção do câncer de próstata

Em Santa Teresinha o movimento Novembro Azul conseguiu atrair um grande número de pessoas, provando que instruídos, o homens estão trocando o preconceito pela saúde. Somente nesta terça (25/11), foram realizados mais de 200 atendimentos.

O evento, que teve como objetivo principal, alertar a população masculina quanto a importância da prevenção contra o câncer de próstata.

Entre esses mais de 200 homens que foram realizar consultas estavam o ex-prefeito José Luiz e o atual vereador Vando.

O ex-prefeito de Santa Teresinha, José Luiz, esteve presente no evento que intensificou o Novembro Azul na sede do município

Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen masculino. O câncer acontece quando há uma multiplicação anormal das células desta região. Por ser um tipo de câncer que demora a se manifestar é imprescindível que sejam feitos os exames preventivos para que ele não seja descoberto apenas em estágio avançado. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir de 45 anos, ou a partir dos 40 se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista.

Entre as medidas de prevenção está o toque retal, um procedimento que muitas vezes é adiado por causa do preconceito, mesmo sendo um exame rápido e indolor. Com este exame o urologista pode detectar anormalidades na próstata e solicitar exames complementares como a dosagem de PSA, ultrassom transretal e a biópsia da glândula.