Mata Escura entra na lista de bairros com medidas restritivas; outros 5 continuam

O bairro da Mata Escura entrará, a partir deste domingo (13), no grupo de bairros com medidas restritivas para enfrentar a Covid-19. Já as localidades de Águas Claras, São Cristóvão, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Pernambués continuarão na lista por mais de uma semana.

Apesar das limitações impostas pelos decretos, o comércio poderá funcionar nos bairros, mas em horário restrito, das 10h às 16h. O prefeito ACM Neto (DEM) anunciou também que Plataforma e Castelo Branco deixarão a lista dos lugares que ficam submetidos às medidas.

No caso de Mata Escura, Neto justificou que a prefeitura voltará ao local em razão do aumento no número de casos positivos de coronavírus registrado no bairro na última semana. Do total de 1165 positivos, 144 foram diagnosticados apenas nos últimos 7 dias. Quando o recorte é estendido para os últimos 30 dias, são 617 confirmados. O dado indica que mais de 50% do total foi diagnosticado apenas neste período.

Sobre Santa Cruz e o Nordeste, o prefeito também apresentou números que preocupam. “Continuamos com mais de 40% de casos positivos nos testes aplicados diariamente em Santa Cruz. No Nordeste, não conseguimos diminuir de 30%”, afirmou.

Os bairros com as medidas recebem ações de proteção à vida, que envolvem distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais que atuam na região, e de máscaras de proteção para a comunidade. Também são ofertados testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e assistência social através do Cras Itinerante.