Posto de Saúde de Santa Teresinha ficou lotado durante ação do Novembro Azul nesta terça, 25

Os homens de Santa Teresinha atenderam ao chamamento da Secretaria de Saúde e compareceram ao posto de Saúde da sede do município para receber uma atenção especial na manhã desta terça-feira (25/11). A ação, alusiva ao Novembro Azul, comemorado este mês em todo o Brasil, disponibilizou vários serviços e atendimentos médicos específicos para os pacientes masculinos. Equipes dos Postos de Saúde juntamente com os agentes comunitários estiveram empenhados na ação que contabilizou cerca de 210 pacientes, muitos dos quais utilizaram mais de um serviço ou todos os atendimentos disponibilizados.

O evento, que tem o objetivo de alertar a população masculina quanto a importância da prevenção contra o câncer de próstata, começou no início da manhã e se estendeu até o meio dia. Na ocasião, os homens com mais de 40 anos foram convidados a realizar diversos atendimentos disponibilizados nas unidades, como aferição de pressão, tipagem sanguínea, consultas médicas e coleta de sangue para o exame do PSA, importante para o auxílio no diagnóstico do câncer de próstata.

A Secretária de Saúde de Santa Teresinha, Cláudia Pedreira, que esteve presente no local, disse que o evento foi um sucesso, devido à participação dos homens e das equipes de saúde que se empenharam em realizar essa ação preventiva. “Quando o assunto é cuidar da saúde, sabemos que o preconceito é algo cultural no sexo masculino, mas a quantidade de homens que compareceram às unidades de saúde para receber atendimento dos profissionais nos surpreendeu e fez com que o evento fosse um sucesso”, explicou Cláudia. “Quero agradecer o empenho das equipes de saúde do município e parabeniza-los por oferecer um atendimento de qualidade e com tanta atenção e carinho à população”, completou a secretária.

Alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Este é o objetivo da Prefeitura de Santa Teresinha com esta ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, que vem realizando ações nos postos de saúde da cidade. A iniciativa integra o Novembro Azul, campanha de conscientização realizada em todo o mundo.

Fotos: Crispim Araújo