Santa Teresinha vai sediar evento pioneiro na Bahia

O espaço onde será realizado a abertura do evento já está sendo montado / Foto: Ivan Lima

O município de Santa Teresinha vem se tornando nos últimos 2 anos uma das principais rotas do ciclismo baiano. Coincidência ou não, desde que o prefeito Aílton de Oliveira assumiu o cargo tendo uma campanha onde a bicicleta era o seu principal símbolo, chegando a ficar conhecido em todo estado como Aílton “o Homem da Bicicleta”, a cidade tem sido palco de várias modalidades envolvendo o ciclismo. A Federação Baiana de Ciclismo (FBC) fixou Santa Teresinha no calendário oficial de competições realizadas pela entidade e afirma encontrar por aqui um dos melhores circuitos da Bahia.

Essa situação tem ajudado bastante a despertar muitas pessoas não só em santa Teresinha, como também nos municípios vizinhos, para a prática do ciclismo. É comum quem trafega na BA 120 e também na BA 493 encontrar vários ciclistas pedalando seja de maneira solitária ou em grupos que percorrem os municípios de Castro Alves, Santa Teresinha e Itatim.

Entre os dias 01 e 02 de agosto, Santa Teresinha vai ser mais uma vez palco de uma grande competição ciclística. O município será sede do primeiro CHALLENGE de MTB realizado na Bahia e contará com a participação de ciclistas de todo o Brasil

Recentemente a cidade foi palco de uma etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo promovido pela FBC

O estado da Bahia hoje é considerado um dos principais destinos do turismo nacional e internacional. E quando se fala de eco-turismo e aventura, sua diversidade vai além de todo estado com os seus atrativos.

Suba 100 é o primeiro CHALLENGE de MTB realizado na Bahia, em um cenário único: os Inselbergs; formações rochosas encontradas na região de Santa Teresinha.

As “ilhas terrestres” como gostam de ser chamadas, dão um toque especial a esse desafio, dividida em duas etapas (STAGE 1 e 2), que ocorrerão no mesmo dia. Os atletas irão percorrer os 100 km de distância passando por trilhas e cidades históricas encantadoras, tendo como ápice de sua conquista, a subida da Serra da Jiboia; reserva natural de mata atlântica com altimetria deslumbrante e single tracks fascinantes, tornando o pódio uma mera formalidade diante da chegada.

Santa Teresinha – (cerca de 210 km de Salvador-BA)

Com térmicas bem fortes para excelentes voos da modalidade cross country de asa delta e parapente, Santa Teresinha é considerada uma das melhores cidades do mundo para prática do voo livre através dos maiores sites e revistas da modalidade. Diversos recordes nacionais de Asa Delta e Parapente foram batidos na região. Além disto, cidade tem um relevo geográfico propício para diversas práticas esportivas no que se diz respeito aventura.

A prova

O CHALLENGE acontece em duplas ou solo, o piloto que fizer solo pedala os 100km, nas duplas cada piloto pedala 50km e se acumula altimetria aproximada de 2700m.

Categorias

-SOLO CHALLENGER – Categoria individual sem limite de idade
– DUPLA MASC. SUB 60 – Quando a soma de idade dos atletas for até 59 anos.
– DUPLA MASC. SUB 70 – Quando a soma de idade dos atletas for até 69 anos.
– DUPLA MASC. 70 + – Quando a idade dos atletas somar entre 70 e 90 anos.
– DUPLA MASC. 90 + – Quando a idade dos atletas somar 90 anos ou mais.
– REVEZAMENTO MASCULINO – Categoria única sem limite de idade.
– REVEZAMENTO MISTO – Um homem e uma mulher sendo obrigatória a mulher fazer o estágio 01 e o homem o estágio 02.

SUBA 50 K

– ATÉ 34 ANOS – O atleta no dia da competição tem que estar com até 34 anos.
– 35 ANOS ACIMA – O atleta tem que estar no dia da competição com 35 anos ou +.
– JUNIOR – Com ano de nascimento até 1997 no dia da competição.
– FEMININO – Categoria única sem limite de idade.