Secretaria de Saúde de Santa Terezinha atenta com os crescentes casos da Covid-19

Foto: Ivan Lima| Tapera TV


Há pouco mais de um mês Santa Terezinha não registrava nenhum caso ativo do novo coronavírus (COVID-19). A Secretaria Municipal de Saúde registrou, em uma semana, 18 novos casos da doença por meio de Teste Rápido e RT-PCR, com pacientes residentes na zona urbana e rural do município. Com 18 casos ativos, os números somam 54 casos confirmados, 33 pacientes estão recuperados, 02 óbitos e 178 casos já foram descartados, conforme o Boletim Epidemiológico atualizado às 11h00 desta quinta-feira 27/08/2020.

No momento, um paciente foi transferido do Hospital Maternidade Edite Nogueira Rangel (HMENR), para uma unidade de referência em Salvador, onde permanece internado.

A Central de Informações Coronavírus segue acompanhando, diariamente, os pacientes em monitoramento, além dos casos suspeitos e em quarentena. A Secretaria Municipal de Saúde mantém ativo o controle das pessoas recém-chegadas no município, bem como a fiscalização nas barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Também em funcionamento o Centro de Tratamento para pacientes com suspeita ou confirmados de coronavírus, localizado no Hospital Maternidade Edite Nogueira Rangel (HMENR).

Além da máscara facial e do uso de álcool em gel, bem como a lavagem das mãos com água e sabão, os hábitos de higiene aliado ao isolamento social são considerados as medidas de maior efetividade na prevenção contra transmissão da doença.

O contágio do coronavírus acontece por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Criativa Online