Clube União de Elísio Medrado participou das festividades de comemoração dos 135 anos de Sto Antonio de Jesus
Um desfile cívico marcou a comemoração de aniversário de 135 anos de emancipação política e administrativa de Santo Antônio de Jesus, na manhã desta sexta-feira (29). A cidade das palmeiras como é conhecida e capital do Recôncavo Baiano tem hoje uma população acima de 100 mil habitantes. Centenas de santoantonienses participaram do evento, que teve como tema “Essa é a nossa história, essa é a nossa cidade”, cada secretaria fez uma homenagem.
Entre os presentes para abrilhantar o evento cívico, estiveram os alunos do Clube de Karatê União Shotokan que liderado pelo professor Adelmo Andrade, deixaram a sua colaboração com apresentações de técnicas de defesa pessoal, movimentos sincronizados de defesa e ataque, além de simulações de lutas sem contato físico, fazendo um belo espetáculo ao grande publico ali presente.
“Gostaria de parabenizar a todos os alunos que vieram aqui para realizar esta belíssima apresentação que contou com a participação de alunos da cidade de Elísio Medrado e Santa Teresinha, além disso, tivemos aqui a estreia oficial do nosso grupo de karatê da melhor idade, mostrando que essa é uma arte marcial que não tem fronteiras. Parabéns a este grupo da terceira idade do centro de convivência de Santo Antonio de Jesus, pela sua determinação, disciplina, coragem e amor pelo karatê, vocês estão fazendo história em nosso estado, estou orgulhoso de vocês, Oss. Quero aproveitar também para agradecer o convite que foi feito ao nosso clube para participar desta linda festa e também parabenizar a cidade de Santo Antonio de Jesus por mais um aniversário”. Afirmou o professor Adelmo
A realização do desfile cívico já faz parte da cultura Santoantoniense e este ano o tema foi “Essa é a nossa história. Essa é a nossa cidade”. O evento contou com a participação do prefeito Humberto Soares Leite, deputado Rogério Andrade, secretários municipais, vereadores e autoridades locais. Centenas de pessoas tomaram conta da Avenida Ursicino Pinto de Queiroz para acompanhar as apresentações do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Bombeiro Civil, Defesa Civil, Filarmônicas, Loja Maçônica, Fanfarras, Escolas Municipais, Grupo de Capoeira, Escolas e apresentações de Ruas.
Secretarias ligadas à prefeitura também fizeram suas apresentações com temas acoplados a cada pasta no município. O prefeito Humberto Leite falou sobre os 135 anos do município. “Eu fico muito feliz por Santo Antônio de Jesus está completando 135 anos de sua emancipação, e o povo está na rua para comemorar, é um motivo de festa e o povo veio às ruas para demonstrar o amor que tem pela cidade.”, disse o gestor.
HISTÓRIA
A Cidade de Santo Antônio de Jesus, também denominada de Cidade das Palmeiras, devido as suas palmeiras seculares, é uma das mais importantes cidades do recôncavo baiano. Foi emancipada politicamente no dia 29 de maio de 1880, possui mais de 100 mil habitantes, com extensão territorial de 252 Km2, está situada à margem da BR 101, o seu surgimento foi da seguinte maneira:
No princípio, apenas descendentes dos índios de Pedra Branca, vivendo de caça, pesca e pequenos roçados. Atraídos pela excelência das matas e fertilidade das terras, foram chegando os primeiros colonos. A esse tempo já havia sido recomendada, à relação da Bahia, proteção aos indígenas e, por carta régia datada 1663, determinada reserva de uma légua quadrada de terras, para aldeamento e “sustento dos silvinícolas. Dentre os que obtiveram patrimônio territoriais, constam os índios da Aldeia de Santo Antônio de Jesus. De quantas sesmarias se conhecem, tudo leva a crer que foi concedida a Antônio de Souza Andrade e João Borges de Escobar, em 1644”, a mais antiga e a que mais se ajusta aos limites atuais do Município de Santo Antônio de Jesus, embora não abranja de todo. Relevante foi a atuação dos Padres Mateus Vieira de Azevedo, José Ferreira e Bento Pereira, coadjuvados por Manoel dos Santos carvalho e Luiz Vieira de Brito, na história da colonização.
A residência do Padre Mateus Vieira de Azevedo foi transformada no primeiro Povoado que surgiu em torno de um oratório consagrado a Santo Antônio de Jesus, nas proximidades do rio Sururu. Por provisão datada de 23 de setembro de 1777 o oratório transformou-se em Capela, filiada a freguesia de Nossa Senhora de Nazaré, em cujas roças estava situada.
O topônimo Santo Antônio de Jesus prevaleceu até 1931, quando foi simplificado para Santo Antônio, sete anos depois voltou a vigorar a primeira denominação. O distrito de Santo Antônio de Jesus foi criado pela Lei Providencial n.448 de 19 de junho de 1852, e o município de um único Distrito, desmembrado de Município de Nazaré pala lei n.1952, de 29 de maio 1880.
Sua instalação ocorreu a 14 de março de 1883. Por Lei de 15 de outubro de 1827, criou-se o Distrito de Paz. Termo Judiciário da Comarca de Nazaré, até 31 de dezembro 1943, quando foi criada a comarca de Santo Antônio de Jesus. Delimita-se pelos Municípios de Varzedo, Conceição do Almeida, Aratuípe, Laje, Muniz Ferreira, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado e São Miguel das Matas, Santo Antônio de Jesus é banhada pelos Rios: Taitinga, Sururu, Jequitibá e Rio da Dona. Terras quase planas, clima temperado, variando a temperatura com mínima de 17 e máxima de 36 graus C com frequentes chuvas nos meses de abril e Agosto.
There is no ads to display, Please add some