Tóquio 2020 lança tocha da Olimpíada
Ainda como forma de celebrar os 500 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Comitê Organizador da edição japonesa do megaevento lançou na madrugada desta terça para quarta-feira a tocha olímpica e o emblema que serão usados para representar o revezamento. O desenho da tocha foi feito por Tokujin Yoshioka, designer, arquiteto e artista japonês. A peça pesa cerca de 1,2kg e tem 71 milímetros de comprimento.
Cerca de 30% do material usado na confecção da peça é advindo de alumínio reciclado. O metal havia sido originalmente usado na construção de casas pré-fabricadas após o tsunami de 2011, que destruiu cidades como Fukushima.
The design of the #Tokyo2020 Olympic Torch has been unveiled! The torch bears the motif of a cherry blossom, Japan’s best-loved flower, and will begin its journey across the country with the arrival of the cherry blossom season in March 2020. 🌸 #TorchRelay @OlympicFlame pic.twitter.com/xfPn6MQz8S
— #Tokyo2020 (@Tokyo2020) 20 de março de 2019
O revezamento terá como lema “Hope Lights Our Way”, algo como “a esperança ilumina nosso caminho”, e começa com o acendimento da tocha olímpica, no dia 12 de março de 2020, na cidade de Olímpia, na Grécia, conforme a tradição.
Ela fica na Grécia até 19 de março, quando ocorre a entrega oficial da chama que, no dia seguinte, viaja para o Japão. Após um procedimento técnico e administrativo, o revezamento pelo país se inicia no dia 26 de março, com Fukushima sendo a primeira das 47 prefeituras a receber a tocha olímpica. Ao todo, serão 121 dias de revezamento até a entrada na abertura oficial dos Jogos Olímpicos no dia 24 de julho no Estádio Nacional de Tóquio.
O revezamento da tocha começou nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, Na Alemanha.
O formato da tocha japonesa é inspirado em uma flor de cerejeira, um dos símbolos do país. As peças serão produzidas com uma folha única de alumínio, com tecnologia semelhante à que é usada para a construção de trens-bala.
Tocha olímpica de 2020 é apresentada no Japão — Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP
No topo da tocha, há cinco pétalas de flor por meio das quais o fogo é propagado e forma uma chama só, que os organizadores japoneses chamam de “trilha da esperança”. Para assegurar que ela permanecerá acesa, há dois sistemas de combustão: um com uma chama de alta concentração de calor e outro mecanismo sem chama.
– A confecção da tocha incorpora a paixão por reconstrução e a consideração pela sustentabilidade – afirmou o comitê organizador, em nota.
There is no ads to display, Please add some